10 benefícios de morar perto de áreas verdes

10 benefícios de morar perto de áreas verdes

10 benefícios de morar perto de áreas verdes

Ter uma área verde em loteamento ou bairro planejado faz toda a diferença para a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos futuros moradores.

Você sabia que morar próximo da natureza pode fazer muito bem para a sua saúde física e mental? Além disso, viver próximo a áreas verdes promove uma quebra no ritmo acelerado e a urbanizado dos grandes centros. Por isso, investir em lotes que respeitam e preservam o meio ambiente, como os da Pemi, pode ser a garantia de uma vida saudável e tranquila, além de um investimento seguro.

Continue lendo e conheça alguns dos benefícios de morar perto de áreas verdes.

10 benefícios de morar perto de áreas verdes

1. Áreas verdes purificam o ar

As plantas e árvores melhoram significativamente a condição do ar. Aliás, existem muitos estudos que provam que as plantas e os micróbios encontrados no meio do solo absorvem gases prejudiciais e os convertem em um composto que as plantas usam como alimento.

2. Aumentam a sensação de bem-estar

Esta é uma consequência direta do primeiro benefício. Um ar mais limpo leva a menos problemas de saúde, como dores de cabeça e irritações respiratórias, além de aumentar o foco e a atenção. Portanto, queixas como dores de cabeça, fadiga e resfriados diminuem.

3. Reduzem a temperatura

As árvores absorvem a luz solar. Mais precisamente, 50% são absorvidos e 30% refletidos. Isso ajuda a resfriar o ambiente, sobretudo nos meses mais quentes. Para o clima interno, isso significa também que é necessário 33% menos ar condicionado, o que, por sua vez, significa economia de energia.

4. Reduzem o ruído

Morar perto de áreas verdes significa que o ambiente fica muito mais silencioso, tanto dentro como fora do imóvel, com níveis de ruído semelhantes aos encontrados na natureza.

5. Diminuem o estresse

Morar perto de áreas verdes tem um efeito positivo no bem-estar das pessoas. Esses ambientes estimulam o relaxamento reduzindo o estresse. Com efeito, os riscos de desenvolver doenças cardíacas como hipertensão e problemas relacionados à obesidade e sedentarismo, podem ser minimizados ao ter contato diário com a natureza.

6. Aumentam a produtividade

Diretamente ligado à sensação de bem-estar, o humor melhora o aprendizado e a tomada de decisão mais eficiente em tarefas complexas. A exposição verde resulta também em maior uso do raciocínio lógico e abordagens mais inovadoras.

7. Mais interação social

Trabalhar ou viver em um ambiente verde aproxima as pessoas. Foi demonstrado que a vegetação em grande ou pequena escala tem um efeito positivo na coesão social no bairro. Nesse sentido, áreas com mais vegetação tendem a sofrer menos com problemas como agressões, violência e vandalismo.

8. Poder de cura

A vegetação incentiva a recuperação mais rápida de pessoas enfermas. Além disso, a tolerância de uma pessoa à dor é maior em um ambiente verde. Este poderoso efeito também é conhecido como ‘poder natural de cura’.

9. Propiciam uma vida mais saudável

Viver em um local próximo à natureza é ideal para a prática de exercícios físicos. Assim, os moradores podem executar uma rotina de atividades físicas como corrida, caminhada e ciclismo.

10. Contribuem para o desenvolvimento das crianças

Por fim, morar perto de áreas verdes também proporciona o aumento de conexões entre os neurônios, uma vez que as crianças com acesso à natureza estimulam a curiosidade e a criatividade, além de desenvolverem anticorpos mais fortes.

Morar próximo de áreas verdes tem diversos benefícios como você pode ver. Pensando nisso, a Pemi possui diversos bairros planejados e loteamentos incríveis para você adquirir seu lote, realizar o sonho da casa própria e investir na qualidade de vida e felicidade da sua família.

Achou interessante? Então, veja os nossos empreendimentos disponíveis aqui.

Posts relacionados

Pesquisar