Economia circular: entenda o que é, sua importância e benefícios

Economia circular: entenda o que é, sua importância e benefícios

Economia circular: entenda o que é, sua importância e benefícios

Você já ouviu falar sobre economia circular? Em suma, uma economia circular consiste em uma economia sem desperdício e sem esgotamento de recursos finitos. Aliás, este é um tema que a cada dia ganha força no debate da sustentabilidade, como uma saída para a atual economia linear de “extrair-produzir-descartar”. Vamos saber mais sobre o tema e como a Pemi atua diante deste conceito.

O que é economia circular?

Em termos gerais, a economia circular significa produzir bens e serviços de forma sustentável; e possui um triplo objetivo: preservar as reservas de matérias-primas, reduzir o impacto no meio ambiente e aumentar o nosso bem-estar individual.

De acordo com o modelo linear, os resíduos produzidos são enviados para aterro ou incineração. Portanto, é um modelo que desperdiça muitos recursos, ao contrário da economia circular, que visa limitar drasticamente o consumo de matérias-primas e energias não renováveis. Desse modo, perante o aquecimento global e a diminuição dos recursos, a economia circular responde a um desafio ambiental, econômico e social.

5 princípios da economia circular

Os princípios da economia circular vão desde o ecodesign e reciclagem até novos modelos de negócios que podem reduzir as emissões de CO2 e contribuir significativamente para combater as mudanças climáticas.

Desse modo, a circularidade é baseada nestes cinco princípios:

1. Uso de fontes e materiais de energia renovável;

2. Produto como serviço (pensando os produtos para que se tornem um serviço);

3. Criação de plataformas de compartilhamento;

4. Prolongamento da vida útil dos produtos; 5. Reutilização e regeneração de produtos ou componentes.

5 Benefícios da economia circular

Uma economia circular oferece uma ampla gama de benefícios sociais, econômicos e ambientais das seguintes formas:

Aumento da vida útil e diminuição do descarte

Ao maximizar a vida útil dos nossos produtos e materiais e ao eliminar os resíduos, a circularidade reduz tanto a nossa procura de matérias-primas como o impacto ambiental associado à sua obtenção.

Reciclagem e redução de emissões de CO2

O uso de matérias-primas recicladas, na maioria dos casos, usará menos energia na fabricação de produtos, reduzindo assim as emissões de carbono. Portanto, a circularidade reduz nossa demanda por matérias-primas e o impacto ambiental de obtê-las.

Redução da poluição e restauração de ecossistemas

A economia circular também reduz atividades nocivas, como emissões de carbono, poluição do ar e exposição à toxicidade, e aumenta ações positivas, como restauração de habitat, energia renovável e limpeza do ar.

Geração de oportunidades

A economia circular também oferece benefícios sociais, principalmente em economias de baixa renda, porque a integração de catadores informais na coleta formal de resíduos proporciona segurança no emprego e salários justos.

Inovação e crescimento econômico

A circularidade também amplia a reutilização, reparo, remanufatura e reciclagem cria milhões de empregos e estimula a inovação. Capturar e reutilizar matérias-primas ajuda a tornar a economia mais resiliente aos choques da cadeia de suprimentos global e garante que o mundo tenha os materiais para criar a infraestrutura sustentável necessária.

Como a Pemi aplica o conceito de economia circular em seus empreendimentos?

Avançar para uma economia mais circular pode trazer benefícios como melhorar a segurança do abastecimento de matérias-primas, aumentar a competitividade, estimular a inovação, impulsionar o crescimento econômico e gerar empregos. Dessa forma, a Pemi trabalha os princípios de economia circular das seguintes formas:

  • Destinando corretamente os resíduos sólidos, separando os materiais recicláveis e diminuindo a poluição;
  • Otimizando materiais e recursos mantendo-os em uso pelo maior tempo possível;
  • Regenerando sistemas naturais com reflorestamento e outras ações de revitalização de ecossistemas.

Embora esteja claro que há vários desafios enfrentados pela indústria da construção na adoção de uma economia circular, essas mudanças são possíveis e totalmente necessárias.

Posts relacionados

Pesquisar