Pemi Ambiental: boas práticas para um mundo sustentável

Pemi Ambiental: boas práticas para um mundo sustentável

Pemi Ambiental: boas práticas para um mundo sustentável

À medida que o aquecimento global atinge números históricos, tanto as empresas quanto os indivíduos buscam soluções concretas para reverter os graves danos que o desmatamento e a poluição causaram ao meio ambiente. Por isso, a Pemi Construtora criou o Programa Pemi Ambiental.

O programa visa incentivar ações que tragam benefícios e qualidade ambiental por meio da realização de ações educativas no município. Isso se dá através da arborização de calçadas e reflorestamento das áreas verdes e áreas de preservação permanentes (APPs) localizadas em seus empreendimentos como forma de atender a legislação ambiental municipal vigente; e principalmente contribuir para um ambiente arborizado e agradável para se viver.

Veja a seguir o conceito de reflorestamento, benefícios e dados dessa prática dentro do Pemi Ambiental.

O que é reflorestamento e quais os seus benefícios?

Basicamente, o reflorestamento consiste em replantar áreas desmatadas com o intuito de restaurar florestas que, no passado recente, foram convertidas pelo ser humano para outros usos.

De fato, a urgência de restaurar florestas degradadas e outros ecossistemas é tamanha que as Nações Unidas declararam os anos de 2021 a 2030 como a Década da ONU sobre Restauração de Ecossistemas.

5 benefícios do reflorestamento

Alguns dos benefícios de investir em programas de reflorestamento incluem:

1. Restaurar a vida selvagem e a biodiversidade

O reflorestamento promove um fornecimento constante e sustentável de recursos, permite a conservação da biodiversidade nativa e protege o futuro. A prática ajuda a garantir que a vida selvagem permaneça preservada na região e evita a realocação de animais.

2. Previne a erosão do solo

A cobertura vegetal exerce papel fundamental na proteção do solo contra os processos erosivos uma vez que o protege contra a energia dos ventos e a força das chuvas. Essa proteção resulta na redução do escoamento superficial do solo minimizando assim o carreamento de partículas e, por consequência, aumentando sua resistência contra a erosão. Outros benefícios provenientes da redução do escoamento são: criação de condições favoráveis para infiltração de água e preserva a fertilidade do solo.

3. Ajudam a reverter o aquecimento global

As árvores ajudam na reversão do efeito estufa armazenando dióxido de carbono e convertendo carbono em oxigênio através do processo de fotossíntese. Isso ajuda a criar um sumidouro de carbono na forma de florestas que ajuda a reduzir o aquecimento global, levando a uma redução geral das mudanças climáticas.

4. Melhora a qualidade do ar

As árvores realizam o processo de fotossíntese e, por isso, são fontes de oxigênio. Sendo assim, em locais arborizados há a produção de um ar mais fresco, úmido e menos poluído. Aliás, o ar fresco e não poluído é muito importante nos dias de hoje, especialmente diante do risco de doenças respiratórias como o Coronavírus.

5. Melhora bacias hidrográficas em regiões secas

O reflorestamento ajuda a reviver as bacias hidrográficas em regiões áridas e semiáridas. A água absorvida do solo evapora para a atmosfera através de um processo conhecido como transpiração. Essa água então sobe para as nuvens na atmosfera levando a chuvas torrenciais na região circundante.

Dados de reflorestamento do Pemi Ambiental

Dentro do Pemi Ambiental, atualmente, há 27.441 mudas de plantas o que corresponde a uma área de 332.428,72 m² em processo de reflorestamento. Além disso, para este ano de 2022 está previsto o plantio de mais 15.000 mudas, correspondente a uma área de 165.149,04 m² a ser reflorestada. Quer ficar por dentro de todas as novidades da empresa? Acompanhe-nos nas redes sociais e leia também: Como a Pemi minimiza o impacto ambiental em seus empreendimentos?

Pesquisar