Qual a diferença entre bairros planejados e loteamentos?

Qual a diferença entre bairros planejados e loteamentos?

Qual a diferença entre bairros planejados e loteamentos?

Conheça as principais características dos loteamentos e bairros planejados e veja os benefícios de investir em cada um.

Quando se fala em investimento imobiliário, duas opções atrativas e rentáveis para investir são os bairros planejados e loteamentos. Ambos também permitem que você realize o sonho da casa própria. Mas, afinal quais são as vantagens de cada um e quais características os diferem? Vamos conferir no post de hoje!

O que é um bairro planejado?

Em suma, bairros planejados são como minicidades independentes que priorizam conveniência e conforto para seus moradores. Tratam-se de bairros mistos com residências e empreendimentos comerciais, como lojas e restaurantes, e os maiores podem até ter suas próprias clínicas e escolas.

Também é importante lembrar que um bairro planejado não é um condomínio fechado. Em outras palavras, os bairros planejados não são fechados, por isso oferecem maiores oportunidades de moradia ou trabalho aos moradores.

Outro fator que caracteriza um bairro planejado é que, desde a sua concepção, é projetado levando em consideração as melhores práticas de sustentabilidade. Um diferencial que contribui ainda mais para o desenvolvimento do bairro e qualidade de vida dos moradores.

Benefícios de morar em um bairro planejado

Ampla oferta de serviços

Um dos maiores benefícios de morar em um bairro planejado, é justamente o acesso à uma vasta infraestrutura dentro do bairro, como escolas, restaurantes, shopping center e muito mais.

Áreas verdes

Os bairros planejados possuem uma estreita relação com o meio ambiente em seu entorno, proporcionando mais qualidade de vida e contato com a natureza aos moradores.

Estética agradável

Nos bairros planejados as edificações são projetadas de forma esteticamente agradável. Os prédios são mais espaçados diferentes dos centros urbanos.

Além disso, o projeto considera as melhores práticas de sustentabilidade, fornecendo uma ótima experiência de moradia e valorizando ainda mais o imóvel.

O que é um loteamento?

A definição de loteamento de acordo com a Lei Nº 6.766/79, diz que: “loteamento é a subdivisão de gleba (terra) em lotes oferecidos a edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes”.

Isso significa que o loteamento é uma forma de fracionamento do solo em porções menores. Essas porções são chamados de lotes. Com efeito, um complexo de lotes pode ser chamado de loteamento.

Assim como os bairros planejados, os loteamentos são uma grande contribuição para a infraestrutura e o desenvolvimento de toda a cidade! Veja suas principais vantagens abaixo.

Benefícios de investir em lotes

Localização privilegiada

O loteamento residencial visa a construção de casas e de apartamentos. Além disso, eles são projetados em áreas que facilitam o acesso aos principais centros comerciais.

Bem estar e qualidade de vida

Na proposta do loteamento, chamado master plan, os lotes são planejados para que os moradores possam iniciar suas próprias construções, sem esquecer do bem-estar e da qualidade de vida dos mesmos. Por isso, muitos loteamentos incluem:

  • Praças;
  • Pista de corrida e caminhada;
  • Áreas verdes;
  • Ciclovias.

Valorização e preços acessíveis

Por fim, assim como o bairro planejado, um loteamento também é um investimento com grande potencial de valorização. Além disso, ambos costumam ser mais baratos que casas prontas ou apartamentos na planta.

Você sabia que a Pemi possui diversas oportunidades de investimento em lotes e bairros planejados como o Cidade da Serra? Clique aqui e conheça os nossos empreendimentos.

Posts relacionados

Pesquisar