Incorporadoras e Construtoras: qual a diferença entre elas?

Incorporadoras e Construtoras: qual a diferença entre elas?

Incorporadoras e Construtoras: qual a diferença entre elas?

Está planejando comprar um lote para construir a sua casa? Que tal começar sabendo a diferença entre incorporadora e construtora?

Quando você deseja investir no setor imobiliário comprando um lote, por exemplo, pode ser difícil saber o que todos os termos significam.

Dessa forma, palavras como “incorporadora” e “construtora” podem parecer a mesma coisa. No entanto, são empresas como diferentes atuações.

Então, qual é a diferença entre incorporadoras e construtoras? Neste artigo, explicaremos as funções de cada uma.

Diferença entre incorporadoras e construtoras

Em suma, a construtora faz o trabalho de construção de imóveis e a incorporadora se encarrega do empreendimento imobiliário em si, e de todas as complexidades por trás da obra.

Uma incorporadora é responsável por avaliar o local onde será construído o empreendimento e elaborar um projeto para que ele seja realizado. Depois disso, ela contrata outras empresas para executarem as obras e também vai atrás de mão de obra para poder começar a construir o empreendimento.

Já uma construtora é responsável por executar as obras do empreendimento que foi planejado pela incorporadora, mas não participa diretamente do planejamento ou dos trâmites imobiliários.

O que faz uma incorporadora?

As principais funções de uma incorporadora incluem:

  • Identificar oportunidades;
  • Planejar o imóvel;
  • Verificar a viabilidade da obra;
  • Adquirir o terreno;
  • Formalizar o negócio no cartório;
  • Supervisionar e coordenar o desenvolvimento do projeto após contratar a construtora e os fornecedores para tirarem a estratégia do papel.

O que faz uma construtora?

A construtora é responsável pelo processo que envolve o projeto de engenharia até a entrega do empreendimento. Algumas de suas atribuições são:

  • Garantir os prazos de execução dentro do cronograma;
  • Contratar a mão de obra e garantir o pagamento e demais obrigações com a equipe que atuará no projeto;
  • Cumprir às especificações da incorporadora com relação a níveis de qualidade, orçamento, etc.;
  • Cuidar para que não haja problemas físicos no imóvel, como instabilidade, rachaduras, infiltrações, dentre outros;
  • Seguir à risca o projeto, evitando divergências nos procedimentos durante o dia a dia e uso de materiais de qualidade inferior ao contratado.

Se você está pensando em adquirir um lote, fale com quem é especialista no assunto.

Na Pemi, você tem toda segurança e garantia de qualidade ao contar com uma empresa com um portfólio diversificado, com mais de 20 milhões de m² urbanizados, e que ainda possui certificação ISO 9001/2015.

Quer ficar por dentro de todas as novidades da empresa? Acompanhe-nos nas redes sociais e leia também: 10 benefícios de morar perto de áreas verdes

Posts relacionados

Pesquisar